quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Açorda Alentejana

Não há nada que saiba melhor que uma boa Açorda Alentejana com este tempo. A Açorda, para quem não saiba, é a canja do Alentejo, e é basicamente um caldo de coentros com sopas de pão e bacalhau (os ingredientes parecem estranhos, mas garanto-vos que é delicioso). Esta é a minha receita de família.
Açorda Alentejana (4 pessoas)
Ingredientes:
- Um punhado de coentros
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 4 postas de bacalhau
- 5 ovos
- Pão Alentejano de 1/2 quilo (preferencialmente duro, de 2-3 dias) - Este é o ingrediente essencial da Açorda, o pão tem mesmo de ser alentejano!
Preparação:
1. Cozer o bacalhau e os ovos em água q.b. (esta água da cozedura do bacalhau vai ser utilizada para fazer o caldo da açorda. É preciso cerca de 5-6 conchas por pessoa de caldo.)
2. Num almofariz (na imagem para que não sabe o que é) bater os coentros e os alhos até formar uma pasta.
3. Deitar a pasta dos coentros numa taça grande e juntar o azeite. Misturar bem com uma colher.
4. Juntar o ovo batido ao preparado anterior e misturar muito bem.
5. Cortar o pão Alentejano em fatias irregulares (com cerca de 2-3 cm de espessura e 3-4 cm de comprimento, mas cada um faz como gosta).
6. Deitar a água da cozedura do bacalhau, a ferver, dentro da taça com a pasta de coentros e ovo, sempre a mexer com a colher, para não coalhar.
7. Deitar o pão dentro do caldo da Açorda. Comer com o ovo e o bacalhau num prato à parte e a Açorda num prato de sopa, bem quente.
Bom Apetite!

Nota: Se tiver mais ou menos do que 4 pessoas na sua família, basta alterar o número de ovos (+/-1 por pessoa), a quantidade de bacalhau e de azeite (+/-1 colher por pessoa).

Sem comentários: