segunda-feira, 29 de março de 2010

Receitas da Miina #3

Agora que está a chegar a Páscoa e achei boa ideia fazer um post com a especialidade de borrego de família, embora com algumas alterações feitas por mim. Este borrego é simplesmente delicioso. É de comer e chorar por mais!

Borrego com Alecrim
INGREDIENTES:
- 1 pá de borrego
- 1 cabeça de alho
- 6 ramos de alecrim
- 2 folhas de louro
- 1 pacote pequeno de vinho branco
- 1 raminho de salsa
Para o molho:
- 1 colher de sopa de farinha
- sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:
- Num tabuleiro grande fazer uma 'cama' com metade do alecrim e da salsa. Golpear com uma faca o borrego dos dois lados. Esmagar os dentes de alho e colocá-los dentro dos golpes. Cobrir com o resto do alecrim e da salsa e regar com o vinho branco.
- Colocar no forno com uma temperatura baixa e deixar cozinhar durante cerca de 2 a 3 horas até a carne ficar muitooo tenra.
- Quando estiver pronto retirar o borrego do tabuleiro e colocar na travessa para a apresentação que vai para a mesa. Coar o 'molho' que fica no tabuleiro para um tachinho.
- Pôr o tachinho com o 'molho' ao lume e deitar a colher de farinha e mexer com uma vara de arames para não ficar com grunhos. Se o molho ficar demasiado grosso (deve ficar aveludado, e não como puré) juntar um pouco de vinho branco.
- Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer bem com uma colher e pôr numa molheira.

SUGESTÃO DA MIINA:
Acompanhar este prato com batatinhas assadas no forno ou com um puré de batata, nabo, cenoura e uma noz de manteiga (mas que não fique tipo papa, mas com grunhos).

Bon Appetit e boa páscoa!

Sem comentários: