segunda-feira, 18 de maio de 2009

Made in China


Há cerca de um ano uma jornalista da visão aceitou um desafio: viver sem produtos made in china. Se calhar mjuitos de vocês pensam que é uma tarefa facil de concretizar, mas não. Na verdade todas as marcas vão mandar fazer os seus produtos na Ásia, onde a mão de obra é barata e simplificada. O que muitas pessoas não sabem é que ao comprarem produtos made in china estão a contribuir para a exploração e a escravidadão de crianças, pois estas trabalham 14 ou mais horas, amarradas às maquinas e com trabalhos pesados e duros. Se reclamam ou protestam dão-lhes uma sova. Já virasm o que é viver assim??
90% dos produtos nos super-mercados, nas lojas de sapatos e roupa e até nas livrarias são feitos na China ou em Taiwan com crianças escravizadas.
Faz-me imensa impersão como as grandes marcas como a berska e a zara se aproveitam desta mão de obra barata e fácil desta forma e não pessam nestas pessoas que vivem de maneira dramática e completamente comlo escravos.
Muitas pessoas dizem que a escravatura foi abolida, mas para mim ainda há muitos vestígios disso na Humanidade, especialmente da maneira como os países desenvolvidos se aproveitam dod países em desenvolvimento!
É claro que nos, cidadãos não podemos deixar de comprar produtos feitos na Ásia, se não teriamos a nossa vida completamente condicionada, porque, como referi acima, a esmagadora maioria dos produtos são feitos na Ásia ou em países em desenvolvimento, nomeadamente a roupa das marcas mais baratas e o estilo de vida das populações da classe média-baixa e baixa estaria compremetida, pois os produtos feitos nos países desenvolvidos são muitíssimo vcaros, devido á mão de obra msais cara.
Temo-nos de revoltar e protestar contra estas condições e exigir produtos portugueses mais baratos e acessíveis no mercado.

Sem comentários: